X Blogagem Coletiva #desarquivandoBR: Que verdades você espera da CNV?

desarquivandobr_pb

A Comissão Nacional da Verdade está se encaminhando para o encerramento de suas atividades e em 16 de dezembro entregará seu relatório final para a presidenta Dilma Rousseff. A questão é: esse relatório vai corresponder ao que a sociedade espera dele? A CNV abriu um canal para sugestões que funcionou de 11 de agosto a 30 de setembro, mas o que será de fato acolhido em seu documento final?

Tendo em vista ainda o sigilo que cerca muitas das atividades da Comissão, cremos que é urgente que façamos nossas cobranças sobre o relatório, que deve fazer jus à memória e à verdade do passado recente brasileiro, para que tenhamos uma base mais sólida para cobrar justiça para os criminosos e os colaboradores da ditadura.

O relatório parcial de um ano da Comissão foi muito fraco e decepcionante. Temos que mostrar, novamente, que há uma expectativa e uma cobrança do trabalho da CNV. Propomos, então, que nos mobilizemos novamente com uma blogagem coletiva de hoje (13) até o dia 31 de outubro com o tema “O que esperamos do relatório da CNV?“. Questões como a violência contra as mulheres, os índios, os camponeses, o Esquadrão da Morte, a violência nas periferias urbanas, a localização dos mortos do Araguaia, a identificação das cadeias de comando dos crimes da repressão são alguns dos temas que pensamos não poderem ficar de fora do relatório final da CNV e nem mesmo tratados superficialmente. Há também a possibilidade de gravarmos depoimentos de ex-torturados ou familiares de mortos e desaparecidos dizendo também o que eles esperam do relatório da CNV e da conclusão de seus trabalhos. (Acesse aqui os oito relatórios parciais produzidos pela CNV)

Como sempre, quem não tem blog e quiser contribuir pode enviar seu texto para o email desarquivandobr@gmail.com que o publicaremos no blog DesarquivandoBR devidamente assinado, e podem mandar sugestão de imagem e ou víddeo para acompanhar o texto.

Recapitulando, a X Blogagem Coletiva ocorrerá de 13 a 31 de outubro. Pedimos para que os blogueiros que se agregarem a esta iniciativa deixem um comentário a esta chamada com o link do seu texto para que ele seja divulgado aqui e em nossas redes. No dia  31 de outubro realizaremos um tuitaço a partir das 17h (sem horário para acabar) e concentraremos esforços nas postagens também no Facebook. Participem e acompanhem pelo perfil @desarquivandoBR e/ou pela hashtag #desarquivandoBR e #OQueEsperamosDaCNV no twitter e na nossa fan page. Se quiser, coloque a marca do movimento #desarquivandoBR no seu avatar (ainda na versão PB desde os #50anosdogolpe).

*****************************

p.s.: Embora o enfoque dessa blogagem seja o relatório da CNV e seu trabalho, o tema e a hashtag #RevisãoLeiDaAnistia continuam valendo para qualquer blogagem #desarquivandoBR, inclusive essa, por ser talvez a única possibilidade de vermos algum crime praticado por agentes do Estado na ditadura militar levado a julgamento.

Anúncios
Esse post foi publicado em blogagem coletiva, Comissão da Verdade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para X Blogagem Coletiva #desarquivandoBR: Que verdades você espera da CNV?

  1. Pingback: O que esperamos da CNV e a audiência da Comissão Estadual da Verdade em 3/11 | Índio é nós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s