IX Blogagem Coletiva #desarquivandoBR #50anosdogolpe

desarquivandobr_pb

Estamos nós, blogueiros e ativistas, de novo reunindo esforços para realizar mais uma blogagem coletiva pela abertura dos arquivos da ditadura civil-militar, pela revisão da Lei da Anisitia e pela punição dos torturadores. Nessa nona edição temos uma motivação a mais. Além do golpe de 1964 estar completando 50 anos, não são poucos os retrocessos e o despudoramento da direita e viúvas da ditadura em mostrar os dentes e garras, já que a nossa fragilíssima democracia permite até manifestações dos setores que a violentaram.

Após mais de um ano de trabalho da Comissão Nacional da Verdade e das comissões estaduais e de entidades, avançamos timidamente na revelação da verdade sobre os fatos ainda obscuros do período. E as violações de direitos humanos e denúncias de tortura, assassinato e desaparecimento de cidadãos sob a tutela do Estado só fazem aumentar, perpetuando uma triste realidade, que em nada condiz com o oficial “estado democrático de direitos” que acreditávamos ter conquistado após a abertura e a Constituição de 1988.

Por isso, mais do que nunca o nosso apelo e convocação: PARTICIPE da IX Blogagem Coletiva #desarquivandoBR. Precisamos fazer valer nossa voz e a luta dos que tombaram e ainda clamam por justiça. As manifestações da sociedade brasileira em 2013 e 2014 reanimaram respostas repressivas do Estado brasileiro, que foram, em regra, acobertadas com a impunidade. Isso nos faz lembrar que há continuidades entre a ditadura militar e os dias de hoje, e que a luta pela punição dos torturadores e assassinos de ontem alimenta as atuais campanhas pelos direitos humanos.

Sugerimos aos blogueiros e ativistas que se incorporarem à campanha que escrevam sobre esses temas, mas que se sintam livres para abordar qualquer assunto vinculado à última ditadura ou à justiça de transição. Aquele que não tiver um blog ou site e quiser participar poderá enviar seu texto para o email desarquivandobr@gmail.com que o publicaremos no blog DesarquivandoBR, devidamente assinado.

A blogagem coletiva ocorrerá do dia 28 de março a 6 de abril. Pedimos para que os blogueiros que se agregarem a esta iniciativa deixem um comentário a esta chamada com o link do seu texto, que será divulgado aqui também. Nos dias  31 de março e 1º de abril, aniversário de 50 anos do golpe, realizaremos um tuitaço a partir das 21h e concentraremos esforços nas postagens também no Facebook. Participem e acompanhem pelo perfil @desarquivandoBR e/ou pela hashtag #DesarquivandoBR e #50anosdogolpe no twitter e na nossa fan page no Facebook e coloque a marca da campanha no seu avatar (versão PB especial para essa blogagem).

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

9 respostas para IX Blogagem Coletiva #desarquivandoBR #50anosdogolpe

  1. Pingback: Mulheres e os 50 anos do Golpe Militar |

  2. Os cinquenta anos do golpe dos quais passamos quase trinta sem denunciar #desarquivandoBR #50anosdogolpe
    http://devehaveralgumlugar.blogspot.com.br/2014/04/os-cinquenta-anos-do-golpe-que-passamos.html

    Coletânea de 25 charges de @CarlosLatuff para não deixar esquecer #50anosDoGolpe #DesarquivandoBr #NuncaMais
    http://devehaveralgumlugar.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-de-25-charges-de-carloslatuff.html

    Coletânea de 21 charges de @Angeli para não deixar esquecer #50anosDoGolpe #DesarquivandoBr #NuncaMais
    http://devehaveralgumlugar.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-de-25-charges-de-angeli-para.html

  3. Sempre quis participar da blogagem coletiva, nos anos anteriores, mas nunca consegui. Dessa vez, contudo, escrevi um texto que pretende começar a pensar algo sobre o cinema e o arquivo em torno da ditadura militar: “Montagem caleidoscópica: Glauber Rocha sobre Manhã cinzenta”, que pode ser lido em http://www.incinerrante.com/textos/montagem-caleidoscopica-glauber-rocha-sobre-manha-cinzenta

  4. Pingback: Cinquenta anos depois… | Jurisciência

  5. Pingback: IX Blogagem Coletiva #desarquivandoBR – Compilação | Desarquivando o Brasil

Deixe um comentário