Batismo de Sangue

Do blog Pipoca Comentada
Por Niara de Oliveira 

Baseado no livro homônimo de Frei Betto (pelo qual recebeu o Jabuti, principal prêmio da literatura brasileira em 1985) sobre suas experiências durante a ditadura civil-militar brasileira. Quando estava num convento de frades, no final dos anos 60 em São Paulo, envolveu-se na resistência contra o regime e é esta a história contada no filme, que foca quatro freis: Betto (Daniel de Oliveira), Tito (Caio Blat), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves). Movidos pelos ideais cristãos de apoiar o povo cerceado em sua liberdade de expressão e manifestação, acabam se envolvendo e apoidando a Ação Libertadora Nacional, comandada por Carlos Marighella (Marku Ribas). As prisões e eventuais torturas de Tito, Fernando e Ivo levam a história a consequências drásticas para todos os personagens.

Esse é o quinto filme de Helvécio Ratton (Uma Onda no Ar) e conta uma história peculiar de freis católicos se envolvendo com uma organização da luta armada enquanto oficialmente a igreja católia apoiava o regime militar. As cenas de tortura são chocantes, explícitas, crueis, e a interpretação de Caio Blat como Tito é tão perturbadora quanto a de Cássio Gabus Mendes do delegado Fleury é nauseante.

Todos os problemas técnicos do filme — como as falas muito certinhas que parecem pouco reais e do próprio roteiro que em alguns momentos se perde na narrativa — passam desapercebidos pela forte aura de realismo em que o filme está envolto. Ganhou Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Fotografia do Festival de Brasília.

Intenso, realista, visceral. Um filme que mexe com a emoção e o estômago ao mesmo tempo e cumpre um papel importantíssimo já que a história que conta não está nos livros de história.

Drama, 110 minBaixe esse filme ou assista completo aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em blogagem coletiva, posts da 5ª blogagem coletiva e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s